Receita: Bolo de Chocolate

_JUA2416

Sempre que vou para a cozinha e uma receita dá certo, gosto de deixar tudo registrado em alguma agenda para poder fazer novamente num outro dia, o problema é que as vezes eu perco as minhas agendas/cadernos e fico sem as receitas dizendo os detalhes do que deu certo e nunca mais faço de novo.

No aniversário do Juan não tínhamos tempo para fazer uma festa nem chamar os amigos, porque estamos com tantos eventos que mal dava tempo para descansar, então no dia resolvi fazer uma coisa bem simples e íntima.

Fiz tudo no dia 20 (aniversário dele) e dias antes procurei, deixando separado algumas receitas que tinha de bolo, no meio das receitas faltaram alguns ingredientes dos quais foram substituídos por outros que eu tinha em casa, pura gambiarra na cozinha.

_JUA1808 _JUA1857

Ingredientes:

Para o Bolo

  • 3 ovos
  • 1 xícara de chá de – açúcar, chocolate em pó, oléo (não tenho paciência para derreter manteiga como dizia na receita).
  • 2 xicaras de chá de farinha e trigo
  • ½ xicara de chá de agua
  • 1 colher de chá de fermento
  • Manteiga + farinha de trigo + chocolate (nescau) para untar e polvilhar.

Para a Calda

  • 200 g de chocolate (1 barra de chocolate meio amargo ficar mais gostoso)
  • ¼ xicara de chá de creme de leite (1 caixinha)

_JUA1802

 

Modo de preparo:

  1. Faca primeiro a calda, derreta o chocolate misturando com o creme de leite em banho maria, eu coloquei numa tigela de vidro e um pouco de água na panela para não ficar em contato com a tigela, assim quando a água ferver vai derreter mais rápido, quando ficar cremoso apague o fogo e reserve na geladeira.
  2. Pré-aqueça o forno em 180ºc e unte a forma, para o bolo não ficar “branco” na hora de untar com trigo misture um pouco de néscau, assim ele ganha uma corzinha.
  3. Em outra tigela coloque chocolate em pó e açúcar peneirado, com os grãos fininhos fica fácil de mexer. Coloque os ovos, óleo e a farinha de trigo, se ficar muito ~grosso~ coloque um pouco de água para não ficar aguado, já no final coloque o fermento e uma lasquinha de laranja ou limão só para tirar o gosto do ovo.
  4. Coloque na forma untada e deixe no forno por 30~40 minutos, deixe esfriar coloque a calda e sirva!

_JUA1981

Uma coisa que eu gosto de fazer é colocar pedaços de chocolate ainda na massa antes de colocar no forno, quando for comer você consegue sentir o chocolate puro no meio do bolo é uma coisa do céu.

_JUA2146 _JUA2380 _JUA2491

Para o post não ficar tão grande também divide em dois e o próximo vai ser sobre garlic bread ~nada light~ que também fiz para o lanche no aniversário do Juan.

___

Esperam que tenham gostado, se você também faz alguma gambiarra na cozinha me conte nos comentários.

Um beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s