Welcome New Crew

guia crew

Como tornar-se um comissário de voo?

Essa foi a minha primeira pergunta (entre muitas) que fiz antes de começar o curso. E resolvi fazer um post para “mostra o caminho” e aos poucos vou colocar outros posts mais detalhado sobre isso, espero que vocês gostem e que tirem algumas dúvidas.

O QUE É NECESSÁRIO?

No Brasil – Escolher uma  escola homologada pela ANAC – (Agência Nacional de Aviação Civil), para realizar o curso é necessário ter 18 anos e o histórico escolar que comprove que concluiu o ensino médio.

Já as empresas internacionais a idade mínima é de 21 anos e não é necessário ter o curso, apenas o inglês avança/fluente, alcançar 2,12 cm (da ponta dos pés até a ponta das mãos), ter concluído o ensino médio e não ter tatuagens visíveis. 

cms vooEXAMES

Os exames necessários para a emissão do seu CCF/CMA (Certificado de Capacidade Física/Certificado Médico Aeronáutico), são:

  1. Raio X: Arcada Dentaria e Face
  2. Eletro Encefalograma
  3. Teste Ergométrico
  4. Parasitológico
  5.  Se comissária: Preventivo
  6. Cartão de Vacinação: Tétano, Febre Amarela e Hepatite B.

Aqui em Manaus fiz os meus exames em clinicas particulares e gastei em torno de R$364,00 porque não tenho nenhum convênio, então os valores podem variar dependendo da cidade e se você tiver algum convênio.

Com os exames em mãos, eles serão avaliados no Hospital da Aeronáutica e outros exames também serão realizados lá, caso tudo esteja Ok, você faz o pagamento de R$451,40 e aguarda o resultado em casa.

Obs.: Em algumas cidades os resultado saí em até 3 dias, o meu saiu depois de uma semana.

Obs. 02: É bom realizar os exames o quanto antes, porque caso você tenha algum problema de saúde e o seu CMA dê inapto, você pode se cuidar com antecedência e refazer os exames.

{Em algumas* escola com o CMA inapto você não poderá fazer a sobrevivência e consequentemente não poderá voar.} 😦

O CURSO 

Tem duração de 4 meses contando com a sobrevivência, também tem escolas realizam aulas somente no sábado e a duração vai variar para uns 8 meses. Ai você pode escolher, se você trabalha e estuda durante a semana o sábado é uma ótima opção!

As matérias se dividem em teórico Grupo (I,II,III,IV) e prático:

Grupo I: Emergência, Segurança e Sobrevivência;

Grupo II: Regulamentação  da Profissão de Aeronauta;

Grupo III: Temas Médicos;

Grupo IV: Conhecimentos Gerais de Aeronaves.

Prática: um resumo do que estudamos, são as aulas/instruções de selva, marinharia e combate ao fogo.

PREPARAÇÃO PARA ANAC 

Depois que você se formar no curso, vai precisar aguardar para que seu nome seja liberado no sistema da ANAC. Na minha escola demorou uns 15 dias e eles me ajudaram em tudo.

Nesse curto tempo você tem que se preparar (muito!!!), esqueça um pouco o facebook ou outras redes sociais e estude, faça simulados, releia os seus resumos.

(Vou fazer um post especiais com os matérias que estudei e alguns detalhes da ANAC).

ENFIM, A BANCA DA ANAC

Depois de alguns dias você passa a “existir” no mundo da aviação, na ANAC você terá um perfil e um código – Anote o seu código porque será a sua identificação.

Em casa ou na escola, você precisa gerar a sua GRU (não esqueça de marcar os 4 blocos), pague e vá marcar a sua prova. Eu acho melhor marcar o quanto antes, pois as matérias ainda estão bem recentes. A prova contém 80 questões e 2 horas para responder, (segue o padrão dos simulados, 30 minutos para cada grupo).

Currículo (CV)

Capriche nos currículos, cadastre-se nos sites das empresas, elancers e no vagas.com, atualize-os sempre, faça cursos extra curriculares, não esqueça de enviar currículos impressos para as empresas.

Obs. 03: Faça cursos preparatórios de seleções e/ou treine bastante em casa, para ser aprovado logo nas seleções.

Obs. 04: Revise, atualize e envie para TODAS as companhias, na aviação discriminar qualquer empresa é suicidar seu próprio sonho, afinal ninguém quer ser um comissário(a) sem asas!

infografico

Infographic images authorized by @Drecaggiano, @Larissabernardo e @Annizm

Hello folks,

Today’s post is a guide for those who want to be flight Commissioner, here in Brazil the work is completely different because we must follow the rules of ANAC, for further explanation have a look in my infographic.

And you? Wanna be a flight attendant? So, sign up in the sites below.

Emirates

Fly Right

Qatar

Etihad

Aviation Job Search

And to inspire your next flight!

Soon I will write more about aviation post, i hope you enjoy.

See you later!

XO

3 comentários em “Welcome New Crew

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s